quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Quadro: Músicas para todos os gostos - "David Bowie a Estrela Negra"

Uma das capas de seu novo albúm: "Black Star"


Boa tarde amigos do Talking Nerd, iremos começar de um modo diferente e com novo quadro, como já comentei aqui (pelo que me lembro né!!) queria ampliar um pouco o leque de conversas aqui no Blog, então resolvi fazer um quadro mais que especial sobre a linguagem que todos sabem conversar e apreciar, a MÚSICA!!!
Então resolvi começar com um cantor que roubou a atenção nesses ultimos dias, mas, infelizmente de modo trágico e bonito diga-se de passagem, David Bowie o Camaleão faleceu no último dia 10 de Janeiro, dias após ter comemorado 69 anos deixando não somente 
um legado como sua marca de despedida para os fãs, digo isso referente a seu novo albúm "Black Star", com este albúm Bowie se despediu do mundo com um tom mais sombrio e marcante, músicas que emocionaram e encantaram os fãs como: "Black Star" ou "Lazarus", duas  das que complementam o albúm que está espetacular e digo que tive a honra de acompanhar tudo graças ao meu querido Spotify e realmente o albúm é de dar arrepios. Quando soube que essa lenda havia morrido fiquei chocado e triste também, pode até parecer papo de pouser, a verdade é pra quem aprecia as músicas de Bowie e nunca foi ao um show ('OH GOD, WHY?) essa noticia desceu bem seco. Infelizmente a vida tem muitas tragédias e temos que seguir em frente, sem mais enrolações vamos ao que interessa que é a ficha desta lenda e tudo que ele deixou em seu legado, vamos conhecer o Camaleão da Rock:





Nascido em 8 de Janeiro de 1947, David Robert Jones (Que mais tarde seria apresentado ao mundo como David Bowie) venho de Brixton distrito de Londre, tempos depois o mundo viria a conhecer o "Camaleão do Rock" titulo que lhe foi concebido pela capacidade de sempre renovar sua imagem, Bowie tem sido uma importante figura na música popular há cinco décadas e é considerado um dos músicos populares mais inovadores e ainda influentes de todos os tempos, sobretudo por seu trabalho nas décadas de 1970 e 1980, além de ser distinguido por um vocal característico e pela profundidade intelectual de sua obra.
Embora desde cedo tenha realizado o álbum David Bowie e diversas canções, Bowie só chamou a atenção do público em 1969, quando a canção "Space Oddity" alcançou o quinto lugar no UK Singles Chart. Após um período de três anos de testes, que incluem na realização de dois influentes álbuns, The Man Who Sold the World (1970) e Hunky Dory (1971), ele retorna em 1972 durante a era glam rock com um alter ego extravagante e andrógino chamado Ziggy Stardust, sustentado pelo sucesso de "Starman"(Uma das músicas que mais gosto) e do aclamado álbum The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars. Seu impacto na época foi um dos maiores cultos já criados na cultura popular.

Persona Ziggy 

Em 1973, o disco Aladdin Sane levou Ziggy aos EUA. A vida curta da persona revelaria apenas uma das muitas facetas de uma carreira marcada pela reinvenção contínua, pela inovação musical e pela apresentação visual.
Em 1974, o álbum Diamond Dogs previa, com seu som e sua temática caótica, a revolução punk que surgiria anos depois. Em 1975, Bowie finalmente conseguiu seu primeiro grande sucesso em território americano com a canção "Fame", em co-autoria com John Lennon, do álbum Young Americans. O som constitui uma mudança radical no estilo que, inicialmente, alienou muitos de seus devotos no Reino Unido. Nessa etapa, a carreira musical de Bowie se renovou e seguiu novos rumos. Após a criação de uma nova persona, Thin White Duke, apresentada no aclamado Station to Station (1976), que traz um Bowie interessado em misticismo, Cabala e Nazismo, ele confundiu as expectativas de seu público americano e de sua gravadora com a produção de Low (1977) — a primeira das três colaborações com Brian Eno durante os próximos dois anos. A chamada "Trilogia de Berlim" (com "Heroes" e Lodger) trouxe álbuns introspectivos que lograram o topo nas paradas britânicas e que ganharam admiração crítica duradoura.
Seguindo o sucesso comercial irregular no final dos anos 70, a canção "Ashes to Ashes" do álbum de 1980 Scary Monsters (and Super Creeps) alcançou o primeiro lugar no Reino Unido e lançou bases para um novo movimento chamado New Romanticism. No ano seguinte, junto à banda Queen, escreveu e cantou a canção "Under Pressure" e em seguida atingiu novo pico comercial com o álbum Let's Dance (1983), que rendeu sucessos com a canção homônima e o fez cativar nova audiência. Ao longo dos anos 1990 e 2000, Bowie continuou a experimentar novos estilos musicais, incluindo os gêneros industrial, drum and bass, e adult contemporary. Seu último álbum de inéditas foi por muito tempo Reality, uma mistura de melancolia e humor, suportado pela A Reality Tour de 2003–2004. Após um período de quase dez anos em hiato, divulga The Next Day em 2013 e recebe boas avaliações da crítica e público. Após comemorar cinquenta anos de carreira com a coletânea Nothing Has Changed em 2014, o cantor produziu seu último trabalho(Que havia citado no inicio) ainda vivo, o álbum Blackstar (2016).
Durante sua longa jornada no mundo música Bowie produziu diversos albúns, a lista deles é:

1967: David Bowie
1969: David Bowie
1970: The Man Who Sold the World
1971: Hunky Dory

1972: The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars
1973: Aladdin Sane
1973: Pin Ups
1974: Diamond Dogs
1975: Young Americans
1976: Station to Station
1977: Low
1978: "Heroes"
1979: Lodger
1980: Scary Monsters (and Super Creeps)
1983: Let's Dance
1984: Tonight
1987: Never Let Me Down
1993: Black Tie White Noise
1993: The Buddha of Suburbia
1995: Outside
1997: Earthling
1999: 'Hours...'
2002: Heathen
2003: Reality
2013: The Next Day
2016: Blackstar


Capa do Disco Ziggy Stardust - The Spiders from Mars



David Bowie sempre foi um figura misteriosa em todos sentidos, seu nascimento em 1947 cresceu como um menino comum, só em 1953 onde se mudou para o Suburbio de Bromley que Bowie iniciou seu talento com a voz e seu talento para música, após se mudar para Bromley foi para escola Burnt Ash Junior School onde foi considerado que sua voz era adequada para o canto, assim naturalmente junto a sua mãe Margrete Mary que trabalhava como arrumadeira de cinema e seu pai Haywood Stenton oficial de promoção da Barnado's , Bowie foi crescendo e desenvolvendo seu talento cada vez mais, muitas vezes considerado acima da média Bowie largou os brinquedos e caiu de boca nos instrumentos de sopro como Saxofone. No ano de 1962, Bowie formou sua primeira banda quando tinha ainda 15 anos com o nome bem esquisitão de Kon-Rads, porém, o tempo passou e Bowie se viu frustado com os colegas de banda por não desenvolverem tão bem seus talentos, então resolveu larga a banda e forma uma nova banda chamado King Bees e até conseguiando um empresário para banda, Dick James era seu nome, onde anos depois se encontrou decepcionado com baixo lucro da banda largando de lado. Após os primeiros passos nada sortudos Bowie ainda teve algum movimento comercial fazendo propaganda de uma marca de sorvete e tentando novmanete alguns picos no mundo da música, porém nada muito bem sucedido. Foi em 1969 que Bowie começou a alavancar sua carreira onde teve a oportunidade gravar a canção ''Space Oddity'' a um filme de 30 minutos (Que na epóca era algo aceitavel), o filme foi exibido junto a epóca que teve o primeiro pouso na lua, Bowie estorou e ficou em quinto lugar na Educadora FM lista de mais tocadas das rádios, Bowie contunuou a investir seu tempo na carreira que se formava e também lançou o albúm Hunky Dory porém não teve sucesso comercial.




Só no ano de 1972 que começaria o legado de David Bowie, com roupas mais estravagantes e assumindo Personas ousadas, Bowie engrenou com o Albúm Ziggy Stardust - The Spiders From Mars, daí pra frente Bowie fez muitos albúns como já citei e também onde ele lançou seu nome no mundo, e desde 1973 até o seu ultimo ano 2016, Bowie fez varias misturas de estilos musicais, criou muitas outras Personas e se aprofudandou mais e mais na arte que ele proprio criava, se tornou uma figura da cultura pop muito influente casou-se belas mulheres e teve suas polemicas como qualque outro artista da epóca. Suas misturas de estilos vão desde Glam Rock até Soul, Funk, Jazz, Pop, Eletronica e disversos outros estilos envolvendo a boa e velha pegada do Rock no meio. No processo ganhou o título de ''Camaleão do Rock'' e também recebendo premiações importantes e reconhecimento que poucos artistas conquistaram, Bowie não era só apenas cantor, mais também  um compositor, ator e musicista. Muitas de suas músicas foram compostas pelo próprio artista e também em muitas músicas de sua autoria ele tocou mais de um instrumento dando a música sua originalidade. Como ator fez filmes como ''The Image em preto e branco'' onde atuou o menino fantasma que saia do quadro, anos depois fez o papel principal em ''Just a Gigolo'' onde atuo um oficial prussiano que na Primeira Guerra-Mundial foi descorberto por uma Baronesa que o convida para seu bordel gigolo, entre outros filmes Bowie teve destaque também em 1986 com o musical ''Labirinto - A Magia do Tempo'' onde era o rei dos goblins (um de meus musicais prediletos), dois anos depois teve um papel de peso em ''A Última tentação de Cristo'' de Martin Scorsece onde fez o papel de Pontius Pilate, uma de suas ultimas aparições foi em 2006 com o filme ''O Grande Truque'' de Christopher Nolan.




Imagem do filme musical ''Labirinto - A Magia do Tempo''.

Acho que foi em 2004 que Bowie entrou em hiato por um longo tempo e só em 2013 anunciou o disco ''The Next Day'' assim dando esperança da volta do ''Camaleão do Rock'', porém não foi muito bem assim, após o lançamento do albúm Bowie anúnciou que lançararia o ''Black Star'' só que junto dele venho o câncer, terrível doença que enfraqueceu o cantor, então numa data especial dia 8 de Janeiro de 2016 Bowie lança seu albúm tão aguardado junto de seu aniversário de 69 anos, para dois dias depois 10 de Janeiro falecer junto a sua familia e atual esposa Iman. Em seu falecimento ''Black Star'' vem sendo um albúm considerado uma despedida aos fãs, assim como eu muitos suspeitam que o cantor sabia que estava a falecer e decidiu colocar todo seu talento no novo albúm para nunca ser esquecido.


Parte do clip  da música ''Black Star''.

Devo dizer que Bowie aproveitou muito sua vida, se tornou uma Lenda e uma figura importante no mundo da música, gravou músicas íconicas como ''Heroes'', ''Starman'', ''Rebel,Rebel'' entre outras, realmente foi um artista único. Bowie nos deixou com seu legado artistico e culto onde podemos apreciar incansavelmente suas obras. Pessoal espero que tenham gostado a ficha resumida da vida de David Bowie, um artista como ele é muito difícil de fazer algo muito completo e sem falar que não quero ser um Wikipédia da vida, apenas escrever algo para todos curtirem e pesquisarem mais, afinal, NÃO SOU MÃE DE NÍNGUEM PARA ENSINAR, pesquisem por sí mesmos(Ah cara, como sou THUG LIFE). Obrigado a todos por lerem e imploro, COMPARTILHEM COM OS AMIGOS, por que se o blog iniciar um movimento punk de conhecimento em massa, eu aqui, minha pessoa amada por meus fãs vai ganhar dinheiro e dedicar mais tempo ao blog noob. OBRIGADO E SAYONARA BITCHES!!!





CHIBI TUBE:


Agradecimentos e fontes: Wikipédia e David Bowie Offical

Nenhum comentário:

Postar um comentário